Planeta Copa

Portugal tenta moderar seu pessimismo para o Mundial

UOL Esporte

Por Sérgio Ferreira de Almeida*

Pode parecer o início de uma bela piada, mas aconteceu mesmo: estava eu, português, jantando com um inglês, um francês, um alemão e um espanhol, todos jornalistas especializados em futebol, e o tema de conversa era o Mundial do Brasil. Falou-se da qualificação e de quem está mais preparado para vencer a Copa.

O inglês não está muito confiante num bom resultado, aliás como tem acontecido nos últimos anos. O francês, por natureza grande defensor do país, desta vez também não está muito convencido da qualidade do futebol dos gauleses. O alemão, mais reservado, não quer parecer muito otimista e não faz grandes prognósticos. O espanhol acredita que os atuais detentores do título mundial e europeu vão chegar à final com o Brasil!

Dos portugueses, todos esperam que passem a fase de grupos, mas não acreditam que Cristiano Ronaldo e companhia tenham chance de chegar muito mais longe. Esse sentimento não é muito diferente em Portugal. Desde que Paulo Bento assumiu o comando da equipe que o país se habituou a não esperar muito. Não é um treinador que crie muitas expectativas, não é alguém que transmita muito entusiasmo quando fala aos torcedores. Mas também não podemos esquecer que depois de Scolari, que é um verdadeiro mestre na arte de mover multidões, nenhum treinador foi capaz de envolver tanto o país no espírito da seleção nacional.

De qualquer forma, nos últimos dias a euforia e o otimismo aumentaram. O ranking da Fifa foi divulgado e a seleção portuguesa está atrás apenas de Espanha, Alemanha e Brasil. E queira ou não há um entusiasmo que cresce quando se vê a equipa nacional tão bem classificada.

Mas também é neste momento que surge o lado mais pessimista dos portugueses: nas conversas de café há sempre um especialista de bola que vai lembrar que este quarto lugar no ranking Fifa ainda não se traduziu em qualquer título, pelo menos na seleção principal. Há sempre alguém que faz questão de recordar que a classificação para a Copa do Mundo do Brasil foi bem mais difícil que o inicialmente previsto. O passaporte para Mundial só foi carimbado depois de muito sofrimento, na repescagem contra a Suécia de Ibrahimovic. A alegria foi enorme no final da partida, mas não apaga da memória recente os empates com Israel e os jogos difíceis contra a Irlanda do Norte e o Azerbeijão nas eliminatórias.

Agora, se bem conheço o meu povo, acredito que no fundo, bem lá no fundo, quase todos, mesmo os mais pessimistas, alimentam a secreta esperança de que os jogadores portugueses se superem e façam uma Copa do Mundo excepcional, empurrados pelo grande motor do grupo, um Cristiano Ronaldo que está fazendo uma grande temporada.

*Jornalista português, Sérgio Ferreira de Almeida trabalha há 10 anos para a SIC, televisão privada de Portugal. Há três anos colabora com a Euronews, canal internacional de informação.